Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Medjugorje

Todos recebemos grandes graças através de Medjugorje

Medjugorje? Uma escola de vida, uma escola de amor, uma escola do céu. Desde 1981, milhões de peregrinos renderam-se a esta pequena vila da Bósnia-Herzegovina, escolhida por Maria e procurada pela profusão de graças concedidas. Cada ano aumenta o número de peregrinos, alguns retornam para redescobrir as mensagens de Maria e há que levá-las com seriedade e de forma amadurecida, não colorindo o imaginário de alguns que esperam observar maravilhas.

Caminhar com Maria

Maria é uma carta viva escrita por Deus a todos nós que A aceitamos como nossa Mãe. A carta que nos é dada tem sementes e uma delas é a «graça» que se reproduz em todos os filhos de Deus que também são filhos de Maria. Medjugorje é um lugar de graça, tal como Fátima, onde se privilegia o silêncio.

Ir a Medjugorje é uma graça especial pois a Virgem Santíssima escolheu esta paróquia e convida-nos a ir lá dando-nos a possibilidade de nos colocarmos sob a Sua protecção. Tal como Fátima, e porque a Rainha da Paz expressamente diz que veio para terminar o que iniciara em Fátima, vamos a um lugar com graças especiais para todos nós que lá nos dirigimos.


Muitos perguntar-se-ão porque é que Maria escolheu esta região da Europa.

«Vim a Medjugorje porque aqui há muitos bons crentes. Desejo ficar convosco para converter o maior número possível de pessoas e dar a paz àqueles que a perderam. [15 de Setembro de 1981] Estas minhas aparições aqui em Medjugorje são as últimas para a Humanidade. Apressem-se a converter-se!» [17 de Abril de 1982]

Aqui, desde os tempos mais remotos, mais precisamente desde o século IV quando se consagrou a primeira igreja a Nossa Senhora, em Zadar, presta-se o culto a Maria. Todos, cristãos, ortodoxos e muçulmanos sentem-se fascinados por Maria, a aurora da liberdade em tempo de guerra e paz, a estrela do mar e da saúde dos padecentes, enfim, Ela é tudo para o povo desta região, do agricultor ao músico, dos poetas aos monges e padres, a «Mãe». Este amor filial está patente nas mais de 1000 basílicas, catedrais e capelas consagradas à Virgem Maria.

«Queridos filhos, Deus permite-me criar com Ele este oásis de paz. Quero convidar-vos a preservá-lo e a permitirem que o oásis se mantenha puro. Existem sempre aqueles que estão prontos a destruir a paz, por isso, orem pela sua falta de cuidado. Chamo-vos a dar o testemunho, através das vossas vidas, e a preservar a paz. Obrigada, por terdes correspondido ao meu apelo.» [26 de Junho de 1986]

Por isso, hoje, em Medjugorje, a afluência de peregrinos em determinadas ocasiões ascende aos milhares colorindo a paisagem com as suas múltiplas bandeiras e tem aumentado mês após mês e ano após ano.

«Queria dizer também ao Sumo Pontífice (João Paulo II) a palavra que vim anunciar aqui em Medjugorje: Paz, paz, paz! Desejo que ele a transmita a todos. A minha mensagem particular para ele é de reunir todos os cristãos com a sua palavra e a sua pregação e de transmitir aos jovens aquilo que Deus lhe inspira durante a oração.» [16 de Setembro de 1982]

A Gospa – Nossa Senhora, Nossa Mãe, em croata –, nas suas mensagens evoca sempre que veio para terminar o que começara em Fátima, Ela é a Rainha da Paz, e recordando o que nos foi pedido em Fátima, cabe a cada um de nós fomentar a união entre todos, tal como João Paulo II fez em Roma uma primeira vez em 25 de Março de 1984, perante a imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições, juntamente com os bispos de todo o mundo e correspondendo ao solicitado na mensagem da Virgem Maria em Fátima: consagrou o mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria.

Em 8 de Outubro de 2000, o Papa João Paulo II, volta, diante da imagem da Capelinha, na Praça de São Pedro, juntamente com religiosos de todo o mundo, a consagrar este milénio à Nossa Mãe: «A Ti, aurora da salvação, confiamos o nosso caminho no novo Milénio.»

A turbulência em que vivemos nos dias de hoje com as crises económicas, crises ambientais e catastróficas, os conflitos armados e as revoltas de populações e de povos, levam-nos a ponderar sobre a grande actualidade e precisão do que a Mãe, a Rainha da Paz, nos solicita, num chamamento urgente à Paz, em cada um, e para todos, e entre todos, pois só quando estamos em paz conseguimos ser a luz da paz, fomentando-a e promovendo-a e, assim, aceitando sermos discípulos da Virgem Maria e apóstolos do seu amado Filho. Recordando o Diário de Santa Faustina, caber-nos-á aceitar ou não o que nos é solicitado: «Deus nunca força a nossa livre vontade. De nós depende se queremos aceitar a graça de Deus, ou não, se queremos colaborar com ela, ou desperdiçá-la.»(Diário, 1107).

A uma vidente, em 23 de Fevereiro de 1982, que lhe pergunta como cada religião tem um Deus próprio, a Virgem responde: «Há um só Deus e em Deus não há divisão. São vocês que criaram a divisão religiosa no mundo. E entre Deus e os homens há um único mediador da salvação: Jesus Cristo. Tenham fé nele!»

«Na terra estão divididos, mas são todos meus filhos. Muçulmanos, ortodoxos, católicos, todos são iguais diante do meu Filho e de mim. São todos meus filhos! Isto não significa que todas as religiões sejam iguais diante de Deus, mas os homens sim. Não basta, porém, pertencer à Igreja Católica para estarem salvos: é preciso respeitar a vontade de Deus...» [20 de Maio de 1982]

Sem nos determos a analisar a veracidade das mensagens de Medjugorje e sem antecipar o julgamento da Igreja Católica no que diz respeito às Aparições da Gospa, constatamos que a obra de Maria na alma de quem a acolhe na simplicidade do seu coração, é testemunho suficiente para recomendarmos uma ida a Medjugorje, disponibilizando-nos a trabalhar com Ela para um novo Mundo de Paz.

Mesmo antes da Virgem Santíssima o comunicar em mensagem, João Paulo II declarara que Medjugorje é a continuação de Fátima, conforme testemunho do Irmã Emmanuel, autora de dois títulos publicados em português: «O Menino Escondido de Medjugorje» e «O Triunfo do Imaculado Coração». 

«O Santo Padre (João Paulo II) mostrou-lhe (a Monsenhor Melitsa, que fez a consagração da Rússia)  um livro de Medjugorje do Padre Laurentin que descrevia os primeiros acontecimentos e as primeiras mensagens de Nossa Senhora, livro esse escrito em 1983. Mostrou-lhe algumas mensagens e disse: ‘‘Vês, Medjugorje é a continuação de Fátima. O mundo actual perdeu a noção do sobrenatural, mas irá reencontrá-la em Medjugorje graças à oração, ao jejum e à confissão sacramental.’’

Sete anos mais tarde, ou seja, em 1991, a Virgem revelou totalmente o seu plano para o mundo e Ela própria disse exactamente aquilo que o Santo Padre havia dito em 1984 a Melitsa sobre Fátima, sendo que o único lugar de aparições no mundo que Nossa Senhora mencionou aqui (em Medjugorje) foi Fátima. (...) Portanto, Maria confirma a visão de João Paulo II e até a desenvolve dando esta belíssima mensagem que data de 25 de Agosto de 1991, onde Ela revela aqui todo o Seu Plano. ‘‘Queridos filhos também hoje vos convido à oração. Agora como nunca, o Meu plano começa a realizar-se. Satanás é forte e quer destruir os Meus planos de paz e de alegria e quer levar-vos a pensar que o Meu Filho não é forte nas Suas decisões. Por isso, queridos filhos, convido-vos a rezar e a jejuar ainda mais intensamente. Convido-vos à renúncia durante nove dias a fim de que com a vossa ajuda, tudo o que queria que se realizasse por meio dos segredos que começaram em Fátima, possa cumprir-se. Queridos filhos, convido-vos a compreender a importância da Minha vinda e a seriedade da situação. Desejo salvar todas as almas e oferecê-las a Deus. Por isso rezai para que tudo o que começou se realize completamente.’’»

«(...) ajudai o Meu Coração Imaculado a triunfar neste mundo de pecado.» Quem vai a Medjugorje além da protecção especial de Maria recebe o encargo de auxiliar a Mãe porque «será o Meu Imaculado Coração que triunfará com a vossa ajuda.» De novo Maria dá-nos esta bela mensagem e revela o Seu plano e a sua conexão com Fátima e mostra-nos que Medjugorje é a grande resposta, é o meio da encarnação desta vitória e é a grande resposta para o mal que prolifera rapidamente...»


Sem comentários:

Enviar um comentário