Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Breve História das Aparições EM MEDJUGORJE

A 24 de Junho de 1981, festa de São João Baptista, por volta das seis da tarde, na zona da colina de Crnica, conhecida como Podbrdo, Ivanka Ivankovic (15 anos), Mirjana Dragicevic (16 anos), Vicka Ivankovic (17 anos) Ivan Dragicevic (16 anos), Ivan Ivankovic e Milka Pavlovic viram uma bela mulher jovem, com uma criança nos braços. Não lhes disse nada, mas indicava-lhes com gestos que podiam aproximar-se. Surpreendidos e assustados, tiveram medo de se aproximar, embora pensassem imediatamente que era a Gospa.
No segundo dia, 25 de Junho, as crianças combinaram encontrar-se novamente no mesmo lugar onde, no dia anterior, a Virgem aparecera, esperando vê-La novamente. De repente, uma luz brilhou. As crianças olharam para cima e viram Nossa Senhora, desta vez sem o menino. Era indescritivelmente bela, sorridente e alegre. Fez-lhes gestos com as mãos para se aproximarem. Ganharam coragem e foram ter com Ela. Imediatamente se ajoelharam e começaram a recitar o Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória. A Virgem rezava com eles, menos a Ave-maria. Depois de ter rezado o Credo e sete Pais-Nosso, Ave-Marias e Glórias, o Terço da Paz, Nossa Senhora entoa o cântico Vem, vem, Senhor, e em seguida desaparece.
Regressa e começa a falar com as crianças. Ivanka perguntou-Lhe logo pela sua mãe, que falecera há dois meses atrás. E Mirjana pediu à Virgem um sinal para dar às pessoas, para demonstrar-lhes que não estavam nem loucos nem mentiam, como alguns afirmaram.
Finalmente, Nossa Senhora despediu-se deles, dizendo: «Que Deus esteja convosco, meus anjos!» Mas, antes, quando Lhe perguntaram se voltariam a vê-la no dia seguinte, acenou-lhes a cabeça positivamente.
Segundo os videntes, todo o encontro foi indescritível. Nesse dia, não estavam duas crianças que faziam parte do grupo do primeiro dia: Ivan Ivankovic e Milka Pavlovic. No seu lugar vieram: Marija Pavlovic (16 anos) e Jakov Colo (9 anos). E desde então, segundo essas seis crianças, a Virgem aparece-lhes regularmente. Milka Pavlovic e Ivan Ivankovic, que estiveram presentes no primeiro dia das aparições, nunca mais voltaram a vê-La, embora voltassem ao local das aparições com a esperança de ver a Gospa.
A 26 de Junho de 1981, as crianças mal conseguiam esperar até às seis da tarde, hora em que lhes aparecera anteriormente. Iam ao mesmo local, para se encontrarem com Ela. Estavam muito contentes, apesar de que quando se questionavam qual seria o resultado de tudo isso, a sua alegria misturava-se com receio. No entanto, sentiam um tipo de força interior que os levava a encontrar-se com a Virgem.
De repente, enquanto estavam a caminho, uma luz brilhou três vezes. Para eles, e para os que os seguiam, era um sinal que mostrava o paradeiro, a presença da Gospa. Nesse terceiro dia, a Virgem apareceu ainda mais acima do que nos dias anteriores. De repente, Nossa Senhora desapareceu. Mas quando os videntes começaram a rezar, tornou a aparecer. Estava a sorrir serenamente, e mais uma vez, não havia palavras para descrever a sua beleza.
Quando saíram de casa, aconselhados por algumas mulheres idosas, um homem do grupo que se dirigira com os rapazes ao local das aparições levava consigo água benta para que os videntes pudessem usá-la para aspergir a aparição e assim afastar o demónio. Quando estavam com a Virgem, Vicka pegou na água e aspergiu a visão, dizendo: «Se fores Nossa Senhora, por favor fica, e, se não, afasta-te de nós.» A Virgem sorriu ao ouvir isso e ficou com eles. Foi então que Mirjana Lhe perguntou como se chamava, ao que respondeu: «Sou a bem-aventurada Virgem Maria.»
Nesse mesmo dia, descendo do Podbrdo, a Virgem apareceu novamente, desta vez apenas a Marija, dizendo: «Paz, paz, paz e apenas paz.» Atrás dela, Marija pôde ver uma cruz. Depois, a Virgem, com lágrimas, continuou: «A paz deve reinar entre o homem e Deus, e entre todos os povos!» Isto aconteceu no meio do caminho que leva ao local das aparições onde encontramos uma cruz de madeira.
A 27 de Junho, a Virgem apareceu-lhes três vezes. Desta vez, os videntes fizeram-Lhe todo o tipo de perguntas às quais a Gospa respondeu. Para os sacerdotes, transmitiu a seguinte mensagem: «Que os sacerdotes sejam firmes na fé e protejam a fé do povo.» Mais uma vez, Jakov e Mirjana pediram um sinal, porque as pessoas começaram a acusá-los de mentir ou tomar drogas. «Não tenham medo de nada», respondeu-lhes a Virgem.
A 28 de Junho, desde muito cedo começaram a chegar várias pessoas provenientes de várias partes. Perto do meio-dia, havia umas quinze mil pessoas. Nesse mesmo dia o padre Jozo Zovko, o pároco, perguntou às crianças o que viram e ouviram nos dias anteriores.
A Virgem apareceu novamente à hora do costume. Os videntes rezaram com Ela, e depois fizeram-Lhe algumas perguntas. Assim, Vicka, perguntou-Lhe: «Minha querida Senhora, o que queres de nós e dos nossos sacerdotes?» A Virgem respondeu-lhe: «As pessoas devem rezar e acreditar firmemente.» Dos sacerdotes, disse que deviam ser fortes na fé, e ajudar os outros a acreditar firmemente.
Nesse dia, a Gospa apareceu e desapareceu várias vezes. Numa dessas vezes, os videntes perguntaram-Lhe por que não aparecia na paróquia, para que todos A pudessem ver. Respondeu: «Abençoados são os que acreditam sem ter visto.»
Embora a multidão os incomodasse com as suas perguntas e curiosidades, e o dia estivesse abafado, as crianças sentiam-se no céu.
A 29 de Junho, dia da Festa de São Pedro e São Paulo, as crianças foram levadas para Mostar para um exame médico, após o qual lhes foi diagnosticado que eram «sãos». O relatório da médica responsável foi: «As crianças não estão loucas. Louco está quem as trouxe aqui.»
A multidão nesse dia, na colina das aparições foi maior que nunca. Assim que os videntes chegaram ao local habitual e começaram a rezar, a Virgem apareceu. Nesta ocasião, a bem-aventurada Mãe de Deus pediu-lhes para terem fé, dizendo-lhes: «As pessoas devem acreditar firmemente e não ter medo.»
Nesse dia, uma doutora que estava a seguir e a observar as crianças durante a aparição, desejou tocar a Virgem. As crianças levaram a sua mão para onde estava o ombro da Gospa. Ao tocá-lo, sentiu um calafrio. A doutora, embora fosse agnóstica, teve de reconhecer que havia algo estranho.
Nesse mesmo dia, uma criança chamada Daniel Setka, foi milagrosamente curada. Os pais levaram-na a Medjugorje, rezando especificamente pela sua cura. A Virgem prometera que faria isso se os pais rezassem, jejuassem, e acreditassem realmente. Depois a criança melhorou.
A 30 de Junho de 1981, duas jovens pediram aos jovens videntes para, juntos, irem dar uma volta de carro. De facto, a sua intenção era levá-los para longe do local das aparições, e retê-los até depois da hora habitual da aparição. Contudo, embora as crianças estivessem bastante longe de Podbrdo, na hora normal da aparição, sentiram um apelo interior que os incitava a pedir para sair do carro. Assim que o fizeram, e começaram a rezar, a Virgem aproximou-se deles, a partir da direcção do Podbrdo, que nesse momento estava a um quilómetro, e rezou com eles sete Pai-Nossos.
Assim, a armadilha daquelas jovens ficou sem efeito. Depois disto, a polícia começou a proibir as crianças e os peregrinos de ir ao Podbrdo e à Colina das Aparições. Embora as crianças e os peregrinos estivessem proibidos de lá ir, a Virgem continuou a aparecer-lhes em lugares escondidos, nas suas casas e no campo. As crianças já haviam adquirido confiança e falavam abertamente com Ela, procurando de livre vontade os seus conselhos, ouvindo os seus avisos e as mensagens. Assim foram as coisas até 15 de Janeiro de 1982.
No dia 24 de Agosto de 1981, muitas pessoas em Medjugorje, inclusive o padre Yozo Zovko, viram uma grande inscrição na montanha do Krizevac. A palavra MIR apareceu em grandes letras incandescentes. MIR, em croata, quer dizer PAZ. Esta é a mensagem central de Medjugorje. As mensagens são destinadas à paróquia e ao mundo inteiro. Nada apresentam de novo, além do que já está contido no Evangelho.
Ao mesmo tempo, o pároco, o padre Jozo, começou a receber os peregrinos na igreja, permitindo-lhes participar no rosário e na celebração da Eucaristia. As crianças também rezavam o seu rosário. Durante este período, a Virgem apareceu às vezes na igreja. Uma vez até, o mesmo pároco, enquanto recitava o rosário, viu Nossa Senhora. Interrompeu a oração, e começou a entoar espontaneamente um canto popular: Lijepa si, lijepa Djevo Mário (Oh, como és bonita, Santíssima Virgem Maria). Toda a igreja pôde reparar que algo extraordinário lhe acontecia. Depois declarou tê-La visto. E assim, ele, que até então não somente duvidara, mas também era contra a abordagem deste tema, tornou-se defensor das aparições e protector dos videntes. Demonstrou o seu apoio às aparições a tal ponto que foi condenado à prisão.
De 15 de Janeiro de 1982 em diante, as crianças viram a Virgem numa zona lateral da paróquia. O pároco preparou-o assim por causa das dificuldades e até perigos que mais uma vez surgiram. Previamente, os videntes confirmaram que ele concordava com os desejos da Gospa. Devido à proibição do bispo diocesano, de Abril de 1985 em diante, os videntes deixaram de usar o espaço da igreja como lugar das aparições e começaram a usar um quarto da casa paroquial.
Desde o início das aparições até hoje, apenas houve cinco dias em que os videntes não viram a Virgem.
Nossa Senhora nunca apareceu no mesmo sítio, nem sequer ao mesmo grupo, ou a uma só pessoa, nem sequer as suas aparições duravam um tempo específico. Às vezes, dois minutos, outras, uma hora. Também não aparece quando os videntes o desejam. Certa vez, rezavam e esperavam, mas Ela só apareceu algum tempo depois, inesperadamente e sem aviso. Também chegou a aparecer a um e não aos outros. Se não tivesse prometido uma certa hora, ninguém saberia quando queria aparecer ou se o queria fazer. Nem sequer apareceu a um tipo especial de vidente, mas a vários de diferentes idades, educação e modo de vida. Isto pode sugerir que as aparições não são produto da imaginação. Não dependem nem do momento nem do local, nem do desejo nem da oração dos peregrinos ou dos videntes, senão da vontade de Deus e da Rainha da Paz.
Nossa Senhora tem pedido, com insistência, o retorno das pessoas a Deus, porque muitos O esqueceram. Esse retorno só é possível através da conversão, que é, em primeiro lugar, crer em Deus e, depois, reconciliar-se com Ele e com os irmãos. Assim, esse período tão longo das aparições serviram para que Nossa Senhora proclamasse as grandes mensagens e acordasse as pessoas do estado de torpor em que se encontram.

Sem comentários:

Enviar um comentário